quinta-feira, 21 de julho de 2011

Você e eu somos o tempo




Todos nós caminhamos em direção a inevitabilidade. Alguns de maneira mais rápida, outros mais lenta. Nenhum de nós sabe o que acontece com aqueles que passam a nossa frente, que correm a passos largos e, de repente, nada. Nada deles. Aqueles que ficam para trás traduzem em tristeza o que não compreendem. Não existe culpa, não existe razão. Somente a ideia:
“Nós temos tempo”.

Ledo engano, o tempo não existe para ser tido.
O tempo nem mesmo existe.

Não se pode parar o tempo com um sorriso. Não se pode prender o tempo com uma lagrima. Não se consegue capturar o tempo com uma memória. O tempo é e sempre será o tempo: Um conceito abstrato medido por meio de convenções, uma coisa que se permuta diante de nossa percepção enquanto inexiste para a mesma. Você realmente deve se importar com o tempo? Você tem tempo para isso?

E se ninguém tem tempo e o tempo não pode ser tido... Qual o objetivo?

Objetivo. Objeto a ser tido. Objetivação. O que é ter um objetivo? É ter a idéia que existem coisas finitas que nós podemos realizar e/ou consumir. Como esse texto que pode ser terminado... Terminado em um determinado tempo. Quanto tempo cada objetivo seu leva para ser cumprido? Quanto tempo você tem para completar tal objetivo?

Eu ouso responder: Nenhum.

Afinal o tempo não pode ser tido. Compreenda caro leitor, que essa idéia está longe de ser derrotista, embora a tônica do texto pareça discordar dessa frase que agora lê.

O tempo não pode ser perdido (e nem encontrado), o tempo não pode ser "para nada", porque, a rigor, ele sempre é "para nada".

Assim como a inevitabilidade está sempre no amanhã. Não está no sol que nasce nem na lua que se põe, está no preto (ou branco) da incerteza, da angustia, da falta de respostas. A inevitabilidade é a certeza. Para os humanos tudo aquilo que é incerto causa medo (ou talvez curiosidade, porque não?) e a única certeza que tempos é rodeada por todas as incertezas que podemos evocar.

O homem é uma contradição e como o tempo, inexiste.

Você e eu inexistimos.
Mas não hoje.
Nós inexistimos no amanhã

2 comentários:

  1. Tá cursando direito porque mesmo?! haha
    Então quer dizer que a partir de agora você irá tratar a sua namorada como uma rainha?!!
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. De vez em quando volto aqui pra reler esse texto...

    ResponderExcluir