quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Always Connected 


Wikipedia diz:

Kokoro Connect (ココロコネクト Kokoro Konekuto?) is a Japanese light novel series written by Sadanatsu Anda, with illustrations by Shiromizakana. The first volume was published in January 2010, and nine volumes have been released by Enterbrain as of September 2012. A manga adaptation illustrated by Cuteg began serialization in October 2010. A 13-episode anime adaptation directed by Shinya Kawamo and produced by Silver Link aired in Japan between July and September 2012. Four additional episodes aired on December 30, 2012.

Então...

O anime compreende (acho) mais ou menos as primeiras 4 (quatro) light novels lançadas (significando uma abundancia de conteúdo [inclusive com personagens novos] ainda inexplorados) e, por si, podemos considerar quase como um arco fechado em relação ao que acontece para com as personagens e a posição em que cada um acaba ao final do último episódio.

É um anime com o traço super agradável, uma historia que começa interessante e passa pelos dilemas existenciais (que os japoneses tanto adoram) sem perder o seu charme ou sacrificar suas personagens no processo. Alguns episódios cheiram à redundância mas se você realmente gostou do começo da série ficará feliz em apenas passar mais uns minutos na companhia de alguns deles (mesmo que pareçam repetir o mesmo "crescimento" que pareceu resolvido no episódio passado).

Aliás,

A pouco tempo percebi que as coisas que mais me atraem nos animes/mangás são as personagens. Claro, a tônica das historias e os "hooks" tão característicos em qualquer forma de arte japonesa são sempre o que me incentivam a começar a assistir/ler mas em certo ponto todas as historias enfrentam uma bifurcação e decidem caminhar para um ponto em comum (normalmente representando alguma faceta do gênero em que a historia se enquadra). Depois desse ponto até o extraordinário parece existir somente para promover a iteração entre as personagens já que, dentro daquele universo, o extraordinário, quando se repete, vira lugar comum para o espectador (você começa a esperar que alguma coisa estranha aconteça). Dificilmente acha-se uma obra que subverta esse tipo de expectativa 

Fine by me

Não tenho o mínimo problema em assumir os clichês de um gênero se a historia em questão cria alguma forma de me manter interessado. Seja por causa de suas personagens, pelo local que se desenvolve ou pela narrativa o mais importante é comunicar ao espectador/leitor uma linguagem que não traia o universo em si. Existem reais avanços que um clichê pode prover a uma narrativa e a caracterização de personagens é um processo muito mais difícil do que normalmente se dá crédito. Mesmo que a "filosofia exagerada" dos colegiais japoneses (ahhh animes), pareça, em alguns pontos, exagerada, ela combina com os acontecimentos e não traem a historia.

Eu sei que eu falei "pouco" sobre o anime...

Mas é porque eu recomendo ele sem nenhuma reserva. Falar mais sobre as personagens/história seria um desserviço para quem lê esse texto. Vejam e depois fiquem putos por não saberem ler japonês para continuar a historia nas light novels. E se você sabe ler japonês... Espero que esteja feliz com isso... Exibido! Traduza-os para mim. Estou esperando.



Nota: 8 Golpes de Judô na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário